JOÃO VICENTE DE CASTRO REVELA CASO DE RACISMO SOFRIDO POR THIAGUINHO

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é thiaguinho-18586853.jpg

O ator João Vicente de Castro revelou, em uma live nas redes sociais, uma situação em que o cantor Thiaguinho, amigo dele, sofreu racismo em um restaurante. O caso foi comentado pelo membro do humorístico ‘Porta dos Fundos’ durante uma transmissão com o também ator Bruno Gagliasso.

Castro disse que Thiaguinho sempre costuma dizer que está cansado de ser o único negro do lugar onde está. A fala reflete a segregação racial: geralmente, pessoas ricas são brancas e isso se reflete nos locais frequentados pelo artista.

Logo depois, conforme transcrito pelo site ‘Uol’, o ator revelou uma situação específica em que o cantor sofreu racismo. “Outro dia, ele estava num restaurante e uma senhora pediu para tirar uma foto e ele aceitou. Daí ela perguntou: ‘Você canta?’. Ele disse: ‘Canto’. E ela: ‘Viu? Eu falei para o meu marido que ou era pagodeiro ou era jogador de futebol’”, disse.

De acordo com João Vicente de Castro, a situação mostra que nem todo ato racista ocorre, primariamente, com o intuito de ofender. “Ela disse isso sem nem entender o que estava dizendo. Ela teve uma fala das mais racistas possíveis, só que achou que estava sendo elogiosa, que estava sendo
bacana, normal”, afirmou

Durante a live, Bruno Gagliasso disse que o Brasil é um país “extremamente preconceituoso e racista” e afirmou que estar em um restaurante com seus filhos adotivos, Titi e Bless, que são negros, “já é um ato político”.

“Quantos negros vão estar no mesmo restaurante que eu estou? Será que meus filhos vão se identificar em estar em um restaurante em que negros não estão nas mesas e só servindo? Antes deles, eu nunca tinha reparado em quantos negros estão do meu lado em um restaurante”, afirmou Bruno.

Thiaguinho não costuma falar sobre questões sociais em suas músicas ou entrevistas. Porém, em entrevista à revista ‘Cosmopolitan’, em 2016, a ex-esposa do cantor, Fernanda Souza, disse que estar com ele mudou a percepção dela a respeito do racismo. Divorciados em 2019, os dois estavam casados na época da declaração da atriz e apresentadora.

“Quando passei a conviver mais de perto, comecei a reparar em coisas que não notava antes. Tenho que entender como funciona esse universo. Thiago me ajuda e sei que posso contar com a ajuda da minha sogra, da cunhada”, afirmou ela, na época.